Nosso blog está aguardando a sua participação! Segurança é uma questão de cultura...

Guarda Corpo: item indispensável na Segurança do Trabalho em Andaimes

Uma das medidas de proteção que devem ser obrigatoriamente utilizadas no trabalho com uso de andaimes são os guarda-corpo, protegendo todos os lados em que há risco de queda.

Na Norma Regulamentadora (NR) 18, trecho o qual transcrevo abaixo, há um dimensionamento deste guarda-corpo quanto a Segurança do Trabalho, trazendo alturas que devem ser seguidas por quem expõe seus funcionários ao risco de trabalho em altura utilizando andaimes:

“NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO 18.15.6 Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo o perímetro, conforme subitem 18.13.5, com exceção do lado da face de trabalho. 18.13.5 A proteção contra quedas, quando constituída de anteparos rígidos, em sistema de guarda-corpo e rodapé deve atender aos seguintes requisitos:

a) ser construída com altura de 1,20m (um metro e vinte centímetros) para o travessão superior e 0,70m (setenta centímetros) para o travessão intermediário;

b) ter rodapé com altura de 0,20m (vinte centímetros);

c) ter vãos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura.”

Porém, para quem dimensiona andaimes, empresas e engenheiros, e tem que atender as Normas Brasileiras Regulamentadas (NBR), pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o dimensionamento muda o qual também transcrevo trecho da norma abaixo:

NBR-6494/1990 – Segurança nos Andaimes 3.2 Segurança e proteção nos andaimes

3.2.1 Os andaimes devem ser munidos, sobre todas as faces externas, de guarda-corpos, colocados a 0,50 m e 1,00 m acima do estrado , de rodapés de no mínimo 0,15 m de altura, nos níveis de trabalho.

São duas medidas em duas normas: a primeira é cobrada nos canteiros de trabalho; e a segunda é cobrada da indústria para o dimensionamento do andaime.

Como tenho um posicionamento pela prevenção de acidentes, vejo o dimensionamento da NR-18 que, sendo a maior, é a que traz maior segurança é a que deveria ser adotada. Porém, seria preciso ter uma única medida nestas normas para que não gere nenhum tipo de dúvida para quem dimensiona o andaime pela NBR 6494, que é mais completa no nível de detalhamento de construção do andaime e cargas máximas a serem utilizadas, mas que não atende a NR-18 no item guarda-corpo.

Fonte: http://blog.mte.gov.br/trabalho/detalhe-459.htm#.VOEq6vnF-So


EPC: o anjo da guarda do trabalhador

Embora não sejam tão badalados quanto os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), os Equipamentos de Proteção Coletiva, ou EPC, são equipamentos utilizados para proteção de vários trabalhadores em uma atividade especifica.

Alguns EPCs conseguem proteger um trabalhador de um risco de acidente ou doença do trabalho mesmo que ele tenha algum momento de distração. Também podem ser utilizados combinados com o uso de EPIs. Os mais comuns são:

1- Enclausuramento acústico de fontes de ruído: este tipo de proteção procura colocar a fonte de ruído em local com isolamento acústico em que ou só o operador fica exposto aos ruídos gerados ou nenhum deles fique exposto ao ruído. Este tipo de proteção pode não ser o suficiente para atenuar todo o ruído gerado acima de 80dB(A), neste caso será preciso utilizar protetor auricular em suas proximidades. Quando a atenuação consegue fazer com que ruído propagado seja menor que 80dB(A), esse tipo de EPC acaba com a necessidade de uso de EPI no local

2- Ventilação e exaustão dos locais de trabalho: essa medida serve para baixar concentrações de produtos químicos no local a níveis salubres ou em concentrações em que os EPIs sejam suficientes para a proteção do trabalhador

3- Proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos (conforme NR 11): essas proteções visam fazer com que o trabalhador não tenha acesso às movimentações de engrenagens, correia, polias e qualquer outra parte que se movimente da máquina e que possa causar acidentes.

4- Cabines de segurança biológica, capelas químicas e cabines para manipulação de radioisótopos: fazem com que o risco fique confinado em um recinto, reduzindo sua exposição apenas aos trabalhadores habilitados e treinados para trabalhar nestas condições especificas de riscos ambientais.

5- Estruturas de ancoragem: próprias para fixação de cinto de segurança tipo paraquedista em atividades em altura. São dimensionadas para que, em caso de acidente, o trabalhador fique preso ao cinto a espera de socorro, eliminando quedas de grandes alturas, muitas vezes fatais. Este tipo de proteção proporciona segurança mais efetiva aos trabalhadores e é um investimento que se paga ao longo do tempo. 

Fonte: http://blog.mte.gov.br/trabalho/detalhe-898.htm#.VOEpV_nF-So


Programa Trabalho Seguro 2014
A prevenção é o melhor caminho.

Fonte: www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro

Programa Trabalho Seguro 2014
A prevenção é o melhor caminho.

Fonte: www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro

Resultado da Fiscalização em Segurança e Saúde no Trabalho - Brasil - 2014

Fonte: www.mte.gov.br

Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho!

Faça a sua parte. 
O lugar que o acidentado mais faz falta não é no trabalho...

Fonte: http://www.tst.jus.br

Não deixe que um acidente faça parte da sua rotina!

A prevenção é o melhor caminho.

Fonte: http://www.tst.jus.br

Não deixe que um acidente faça parte da sua rotina!

A prevenção é o melhor caminho.

Fonte: http://www.tst.jus.br

Tempos Modernos - Charles Chaplin, um clássico!
Retrata bem como a Segurança do Trabalho (não) era tratada, onde o que realmente interessava era a produção, a qualquer custo.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=LFZnunT28X4

Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Tribunal Superior do Trabalho.
A dor de quem perdeu o pai em um acidente de trabalho.

Fonte: http://www.tst.jus.br

Entre o pó e o Fôlego da vida

No sul do Estado do Espírito, em Cachoeiro de Itapemirim e região estão localizadas as industrias de moagem de rochas de mármore. O processo de produção tem exposto os trabalhadores há riscos de acidentes e doenças, com impactos ambientais na comunidade do entorno.
Em 2010 a Fundacentro deu início ao projeto de pesquisa denominado: Agentes Ambientais na Moagem de Pedras de Mármore no Município de Cachoeiro de Itapemirim e Região e seus Impactos na Saúde dos Trabalhadores, onde foi possível qualificar os ambientes de trabalho por meio de um checklist aplicado a 36 empresas do setor. O diagnóstico de saúde de uma amostra de 246 trabalhadores foi aferido por meio de histórico ocupacional, exames de espirometria e raio x de tórax. Este vídeo apresenta para cada etapa do processo de moagem, as propostas de melhoria das condições de trabalho e saúde.

Fonte: www.fundacentro.gov.br

Teste Hidrostático - Em grandes linhas...
Procedimento Seguro!
                                                                                                            Fonte:http://www.sesi.org.br

                                                                                              https://www.youtube.com/user/sesi

Como informação, mesmo se tratando de Segurança Pessoal... Saidinha de Banco, como tentar se proteger...

                                                                                   Fonte: https://www.facebook.com/marcosdoval
                                                                                                                                   http://www.marcosdoval.com.br


Ministro divulga dados do Caged relativo a setembro de 2014
Indústria se recupera e emprego formal gera 123,7 mil vagas em setembro
Mês teve o 2ª melhor desempenho de admissões da série histórica do Caged, com destaque para a reação do setor industrial que gerou 24.837

15/10/2014
Matéria Completa, clique aqui.

Fonte - www.mte.gov.br

Notícias do MTE...

                                                                                                                                       Fonte: http://www.mte.gov.br